fbpx
CENTRAL de conteúdos CEDUS

Tudo que você precisa saber sobre exame de tomografia

A tomografia é um exame que permite obter imagens internas do corpo de forma detalhada. Por isso, é considerado um dos mais importantes exames de diagnóstico por imagem. É um dos mais utilizados em países como os Estados Unidos e Inglaterra, passando de 100 milhões de realizações ao ano.

No Brasil, a tomografia computadorizada é indicada para diagnosticar e avaliar acidentes vasculares cerebrais (AVC), pneumonias, derrame pleural, embolia pulmonar, aneurismas, edema cerebral, fraturas, hemorragias e tantos outros. A seguir, confira tudo o que você precisa saber sobre a tomografia!

O que é e para que serve o exame de Tomografia

A tomografia é um exame de imagem não invasivo que utiliza a união entre o equipamento de raio-x e computadores programados para criar imagens em alta definição de órgãos do organismo.

Visto que o exame combina múltiplas imagens do raio-x, a tomografia oferece uma visão detalhada que não pode ser obtida com outros exames comuns. Por isso, é usado para diagnosticar diversos problemas, assim como acompanhar a evolução de tratamentos.

O exame tem como objetivo explorar diferentes regiões do corpo por meio de imagens de alta definição. Por esse motivo, a tomografia é indicada para diagnosticar problemas nos ossos, cérebro, ovários, fígado, pulmões, pleura, pâncreas, rins e vias biliares. Por sua alta resolução, o exame pode detectar nódulos, permitindo um diagnóstico mais precoce e um tratamento mais eficiente.

Tipos de Tomografia Computadorizada e o que detectam

A tomografia pode explorar diferentes partes do corpo, sendo capaz de realizar diagnósticos de variadas doenças e alterações em muitas regiões do organismo. A seguir, conheça os tipos de tomografia computadorizada e o que podem detectar.

Tomografia de tórax

A tomografia computadorizada de tórax é indicada para diagnosticar doenças pulmonares e anormalidades cardiovasculares. É realizada na região torácica do paciente, e contribui para detectar doenças como:

  • Tuberculose;
  • Pneumonia;
  • Tumores benignos e malignos;
  • Aneurisma;
  • Asma;
  • Hipertensão Pulmonar;
  • Embolia Pulmonar;
  • Tumores na região do mediastino.

Tomografia da coluna

A tomografia de coluna é realizada na região da coluna vertebral. Sua indicação é feita para diagnosticar alterações em ossos, articulações, tecidos moles da coluna, infecções, ferimentos, tumores, hérnias e outras possíveis complicações.

Tomografia de crânio

O exame de tomografia de crânio é indicado para avaliar a região cerebral e caixa craniana. Afinal, é capaz de identificar alterações e doenças vasculares, como tumores, hidrocefalia, fraturas, malformações, AVC e TCE (trauma cranioencefálico).

Exame de Tomografia com Contraste

Outro tipo de tomografia é a que conta com a ajuda de contraste, para tornar as imagens ainda mais nítidas. Essa substância pode ser ingerida por via oral ou injetada por via intravenosa, ou seja, na veia.

Quando utilizado, os tecidos absorvem o contraste, facilitando a observação de problemas em regiões mais vascularizadas, como tumores, por exemplo, assim como alterações em articulações, crânio, coluna, tórax e abdome.

O contraste é uma substância baseada em iodo e todo o histórico de hipersensibilidade a essa substância é avaliado pelo médico antes da realização do exame. Dessa forma, é possível evitar qualquer risco de reação alérgica.

Quais as reações do contraste?

As reações adversas ao uso de contraste na tomografia não são frequentes. Contudo, podem acontecer em diferentes graus de severidade. Confira as reações mais comuns, divididas de acordo com sua gravidade:

  • Reações leves: urticária, náuseas, dor de cabeça ou vômito;
  • Reações graves: falta de ar e edema de glote.

Além disso, podem ocorrer casos fatais, em que o indivíduo sofre choque anafilático ou parada cardíaca, ainda que sejam extremamente raros. Por isso, é fundamental procurar um centro de diagnóstico por imagem com experiência e qualidade, que possa oferecer todo suporte ao paciente, de forma segura e eficaz.

Qual a diferença entre tomografia e ressonância magnética?

Assim como a tomografia computadorizada, a ressonância magnética é um exame completo, que permite obter imagens mais detalhadas. No entanto, a diferença desses exames pode ser vista no uso do raio-x.

A tomografia recorre ao raio-x para melhorar a captação das imagens durante o exame, permitindo que seja feita a reconstrução tridimensional do corpo e mostre tecidos, ossos, gases e até mesmo líquidos.

Já a ressonância magnética não utiliza raio-x para obter imagens nítidas. A técnica usada nesse exame envolve campos eletromagnéticos para criar imagens do interior do corpo, transportando-as para o computador que será responsável por converter os sinais obtidos em imagens.

Viu como a tomografia computadorizada é um exame importante? Agora, se você precisa realizá-lo, não se esqueça de buscar um centro de diagnóstico conceituado, que ofereça segurança, equipe especializada e resultados confiáveis.

Quer saber mais sobre assuntos como este? Então, conheça também o ecocardiograma e quais as orientações para a realização deste exame!