fbpx
CENTRAL de conteúdos CEDUS

O exame de mamografia precisa de algum preparo?

A mamografia é um exame que pode ajudar na detecção do câncer de mama e outras alterações relacionadas. Contudo, muitas mulheres ainda evitam o exame, por medo ou receio de sentir dor ou desconforto. Para evitar que isso aconteça, o preparo para mamografia e o avanço na tecnologia contribuem para que esse procedimento seja o mais tranquilo possível. 

Afinal, entendendo o que esperar do exame, a mulher pode reduzir sua ansiedade, ajudando ainda a tornar os resultados do exame mais precisos. A seguir, conheça melhor o preparo da mamografia e o que esperar desse procedimento!

O que é a mamografia?

A mamografia é um exame de rotina em que as imagens são obtidas por meio do mamógrafo, aparelho utilizado para o procedimento. O exame contribui para identificar a formação de nódulos, lesões, assimetria e microcalcificações nas mamas. Sem a utilização da mamografia, não seria possível detectar essas alterações, visto que a palpação usada no autoexame das mamas só permite identificar nódulos maiores.

Qual o objetivo da mamografia?

A mamografia tem como principal objetivo prevenir e rastrear doenças como o câncer de mama. Isso porque, o exame permite que o profissional visualize nódulos e outras alterações na mama ainda no início da formação, quando ainda não são palpáveis. 

Quem deve realizar o exame?

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), todas as mulheres a partir dos 40 anos até os 74 anos devem realizar o exame de mamografia anualmente.

Para casos específicos, em que a mulher tenha histórico de casos de câncer de mama na família, intervalos menores podem ser solicitados pelo médico, assim como a realização do exame a partir dos 35 anos.

Além das mulheres, há incidência de câncer de mama também entre os homens. A cada 100 mulheres diagnosticadas, 1 homem tem a doença detectada. Por essa baixa incidência, grande parte dos conteúdos sobre a mamografia são voltados para as mulheres. No entanto, homens também devem ficar alerta sobre o câncer de mama, procurando um profissional assim que perceber qualquer alteração.

Há alguma contraindicação para a mamografia?

O exame de mamografia utiliza um tipo de radiação, ou seja, raios-x para produzir as imagens. Ainda que a quantidade de radiação liberada para o exame seja baixa, é importante respeitar a idade mínima para sua realização.

A mamografia não é indicada para mulheres jovens, com menos de 20 anos. Nessa idade as mamas são mais densas, exigindo maior quantidade de radiação para obter imagens mais nítidas. 

Além disso, assim como outros exames que exijam o uso de radiação, a mamografia é contraindicada para gestantes, pois a radiação pode prejudicar a formação do bebê. No entanto, caso exista a suspeita de câncer de mama, o exame pode ser realizado por essas mulheres, desde que indicado por um profissional responsável e em um centro de diagnóstico especializado, que adote os cuidados exigidos para a proteção do bebê.

Qual o período mais indicado para a realização do exame?

Assim como conhecer o preparo da mamografia, saber o melhor período para realizar o exame é muito importante. Isso porque, em alguns momentos do mês, o desconforto durante a mamografia pode ser maior. 

Durante o período pré-menstrual e o período menstrual, os seios se tornam mais sensíveis e doloridos. Por esse motivo, é indicado que a mulher realize o exame duas semanas após o final da menstruação. Nesse período os seios estão menos sensíveis. 

Como é o preparo para a mamografia?

O preparo da mamografia não envolve jejum nem a ingestão de medicamentos antes do exame. Apenas alguns cuidados que vão ajudar a aliviar o desconforto e garantir bons resultados. Veja o que deve ser feito no preparo para a mamografia:

  • evitar o uso de produtos que podem interferir na obtenção das imagens, como cremes, talcos, perfumes, desodorante ou loções;
  • evitar o uso de joias e bijuterias, pois interferem na radiação;
  • evitar peças de roupa única, como vestido ou macacão, visto que a mulher deverá despir a parte de cima do corpo durante o exame;
  • levar imagens de exames anteriores para a comparação da mamografia.

Para mulheres com prótese e implante de silicone, outros cuidados devem ser adicionados. É importante informar ao médico ou técnico responsável pelo exame sobre o uso dos implantes. Quando não são identificadas previamente, as próteses podem atrapalhar o resultado dos exames, dificultando a visualização de alguma alteração nas mamas. Dessa forma, para evitar problemas, ao ter conhecimento da prótese, o médico pode realizar algumas imagens adicionais das mamas durante o exame. 

Você pôde conferir como deve ser o preparo para a mamografia, exame fundamental para diagnóstico e também prevenção do câncer de mama. Por isso, não deixe de realizar seus exames de rotina para assegurar sua saúde e bem-estar!

Faça o agendamento da sua mamografia no Cedus e coloque seus exames em dia!