fbpx
CENTRAL de conteúdos CEDUS

Como funciona o exame de tomografia?

O exame de tomografia é um dos principais exames de diagnóstico por imagem utilizado. Não invasivo, o exame utiliza a união entre equipamentos radiográficos e computadores programados para produzir imagens em alta qualidade de órgãos internos.

Mais detalhado que outros testes usados para diagnóstico, o exame de tomografia combina imagens de múltiplos raios-x, por isso, é indicado para investigar alterações e doenças que não podem ser visualizadas em outros exames. Continue a leitura para entender como funciona o exame de tomografia!

Como é feito o exame de Tomografia

Para a realização do exame de tomografia, o paciente é posicionado deitado de costas sob a mesa que irá se movimentar para dentro e para fora do tomógrafo (túnel redondo onde o exame é realizado). 

Durante esse movimento, o tubo de raio-x se move ao redor do paciente, para emitir feixes de radiação em ângulos precisos. Essas imagens são combinadas por softwares e, posteriormente, são avaliadas.

Durante o exame de tomografia, é importante que o paciente se mantenha imóvel, de modo a não interferir nas imagens obtidas. Em algumas análises, pode ser que o médico solicite ao paciente que o mesmo prenda a respiração por alguns segundos, melhorando o resultado do exame.

Como funciona o aparelho do exame?

O aparelho usado no exame de tomografia conta com um tubo de raio-x, que conecta-se a um sistema de detectores. Ao ser iniciado o exame, os tubos e detectores giram em 360º ao redor do paciente para emitir radiação necessária para registrar as imagens.

Além do aparelho, a mesa em que o paciente fica também se movimenta para melhorar a posição do corpo durante a obtenção das imagens. Após a emissão da radiação, os feixes de raios-x atingem os detectores, de modo a produzir sinais transmitidos para o computador com software especializado em transformar esses dados em imagens.

Cada estrutura anatômica que será analisada absorve a radiação emitida de acordo com sua densidade. Os tecidos mais densos, como os ossos, são capazes de absorver maiores quantidades de raios-x e, por isso, acabam aparecendo em tons mais claros no exame de tomografia. Os tecidos mais densos, como órgãos e gordura, absorvem menores quantidades de radiação. Por esse motivo, são sempre vistos em tons mais escuros no resultado do exame.

Quanto tempo leva para fazer uma tomografia?

O exame de tomografia não tem um tempo exato de duração. Isso porque, de acordo com a área avaliada e a necessidade do uso de contraste, o tempo de exame pode variar. Contudo, o período de duração é de, em média, 10 a 30 minutos. Além disso, seu resultado pode ser emitido em alguns dias após o exame ou até no mesmo dia, de acordo com a necessidade.

Preparação para o exame

O exame de tomografia exige alguns cuidados durante sua preparação, assim como todos os exames. De acordo com o local que será avaliado, pode ser necessário jejum ou até mesmo preparo com medicamentos laxantes, em exames que envolvam o sistema gastrointestinal. No entanto, os cuidados gerais para a realização de todos os exames de tomografia envolvem:

  • chegada do paciente com 30 minutos de antecedência;
  • apresentação do pedido médico (em meio físico) carimbado e assinado, documento de identidade com foto, CPF e carteirinha do convênio;
  • obrigatório acompanhamento de um responsável legal devidamente identificado para menores de 18 anos. O paciente também deve apresentar um documento de identificação com foto ou certidão de nascimento;
  • apresentação de exames anteriores relacionados à área a ser analisada na tomografia, como radiografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou outros;
  • acompanhamento de pacientes acima de 65 anos é indicado, sempre que possível;
  • necessário o acompanhamento de pacientes com necessidades especiais.

Resultado da Tomografia Computadorizada

O resultado do exame de tomografia é formado pelo laudo, redigido por um especialista, e as imagens obtidas durante o procedimento. De modo geral, costuma ser entregue em até 4 dias úteis após o exame. Para a retirada, o paciente ou responsável deve sempre apresentar o protocolo de entrega, ou a carteira de identidade do paciente. 

Além disso, alguns centros especializados em diagnóstico por imagem, como o Cedus, podem disponibilizar o laudo via internet, facilitando o acesso do paciente para uma segunda via. 

Viu como funciona o exame de tomografia? Então, agora você também sabe a importância de escolher uma empresa renomada para a realização deste procedimento com segurança, garantindo resultados confiáveis e atendimento humanizado. 

Gostou de saber mais sobre este assunto? Então, entenda também como funciona o exame de ressonância magnética!