A cólica na gravidez é relatada por muitas gestantes durante as primeiras 16 semanas. Esse tipo de desconforto pode ocorrer durante todo o período gestacional, principalmente entre as primeiras e últimas semanas de gravidez.
Contudo, esses episódios de cólica na gravidez são normais? Acompanhe a leitura para entender quando o sintoma é normal e quando ele se trata de um sinal de alerta para a gestante!
É normal sentir cólica durante a gravidez?
Sim, a cólica durante a gravidez pode acontecer durante todo o período. De forma geral, o desconforto ocorre mais vezes no início da gestação. Nessa fase, a cólica abdominal acontece devido ao crescimento da criança, com a distensão do útero da mulher que ocorre nesse tempo. Além disso, o incômodo também é causado pelo estiramento do abdômen.
Quais são as causas?
A cólica na gravidez acontece devido às contrações e expansões uterinas. Durante a gestação, a implantação do embrião no útero pode provocar cólica, sendo esse um dos principais sintomas da gravidez.
Contudo, o desconforto abdominal é causado na maior parte do tempo devido ao crescimento e adaptação do útero, assim como o estiramento da região abdominal para mulher, se adequando ao desenvolvimento do bebê.
Ao engravidar, a mulher passa a produzir mais gases ocasionados pela dificuldade para a digestão de certos alimentos. No início da gravidez, essa também pode ser a causa de cólicas intestinais. O desconforto pode seguir durante toda a gestação.
Por fim, outra causa comum da cólica são as infecções urinárias. Entretanto, em situações como essa, a mulher deve procurar atendimento com o profissional responsável pelo acompanhamento gestacional. Afinal, quando não tratada, a infecção urinária pode causar abortos.
Quando devo me preocupar?
Para as mães de primeira viagem, as cólicas durante a gestação podem ser especialmente assustadoras. Isso porque, muitas mulheres associam o desconforto ao aborto, principalmente quando sentido na região de baixo ventre.
No entanto, sentir cólica na gravidez é uma sensação normal, que pode ocorrer sem motivos preocupantes, passando espontaneamente após algum tempo. Contudo, a mulher deve ter atenção e se preocupar quando:
- sentir cólicas intensas e persistentes, que não passem após certo período;
- cólicas acompanhadas de sangramento vaginal;
- alterações urinárias;
- corrimento;
- febre.
Ao sentir cólica com alguma das alterações acima, é muito importante procurar o médico com rapidez, de modo a identificar os motivos e tratá-los precocemente, sem que possam causar sofrimento ao bebê.
A cólica no final da gestação é normal?
Assim como no início da gestação, as cólicas no final da gravidez também são normais. É nesse período que o útero se prepara para o trabalho de parto. Por isso, a dor sentida no inferior do abdômen pode ser causada pelo atual peso do bebê.
No final da gestação a criança pressiona as estruturas internas do corpo da mãe, sinalizando que o trabalho de parto está próximo. A cólica nesse período ainda tem a importante função de posicionar o bebê de maneira adequada dentro do útero.
A dor sentida durante o trabalho de parto é semelhante à cólica na gravidez. Porém, esse desconforto surge em intervalos cada vez menores, com grande intensidade. Dessa forma, a mulher pode identificar que o bebê está próximo de nascer.
Como aliviar a cólica na gravidez?
Nem sempre a cólica na gestação pode ser resolvida. É importante lembrar que, em diferentes apresentações da cólica, como quando acompanhada de sangramento, um médico deve ser consultado para identificar as causas e prescrever o tratamento correto. A gestante deve evitar o uso de qualquer medicamento sem consulta médica.
No entanto, algumas alternativas podem ajudar a suavizar o desconforto até que ele passe por completo. Confira 3 dicas que toda gestante pode adotar para aliviar a cólica na gravidez.
Mantenha a calma
Sabendo que a cólica é comum durante a gestação, não há motivos para preocupação. Por isso, a mulher deve manter-se calma, realizando respirações longas e esperando. Afinal, é provável que o desconforto passe em pouco tempo.
Faça repouso
Além de manter a calma, ao sentir a cólica, a gestante deve tentar fazer repouso, tentando relaxar a musculatura da pelve. Essa dica pode ajudar no alívio do desconforto de forma rápida.
Procure uma posição confortável
Outra forma de tentar aliviar as dores da cólica é buscando manter uma posição confortável e relaxada durante o episódio. Caso esteja sentada, deite-se para aliviar a musculatura e manter-se tranquila. A melhor posição é com a gestante deitada de lado, com um travesseiro entre as pernas.
Se essa posição não ajudar, experimente diferentes posições até encontrar aquela que ajuda a aliviar a pressão exercida no abdômen, melhorando o desconforto para que a dor passe logo.
Viu como é normal sentir cólica na gravidez? Entretanto, quando a dor estiver acompanhada de alguma alteração, é fundamental buscar atendimento médico com rapidez. Além disso, realizar o pré-natal é outra forma importante de evitar maiores problemas durante a gestação!
Gostou deste post? Então, veja também se é possível ver o rostinho do bebê antes do nascimento!