fbpx
CENTRAL de conteúdos CEDUS

Biópsia: o que é e quando fazer?

A biópsia é um exame realizado para investigar doenças além do câncer, como as autoimunes, as doenças hepáticas, as doenças renais e muitas outras. O procedimento consiste na retirada de células ou de fragmentos de uma parte do corpo (biópsia incisional), ou mesmo de um órgão ou lesão (biópsia excisional). A seguir, conheça melhor esse exame e entenda quando é preciso realizá-lo!

Qual o objetivo do exame?

A biópsia consiste na retirada de uma porção de um tecido suspeito e tem como objetivo diagnosticar doenças. Pode ser feito em qualquer parte do corpo e é realizada por meio de análise laboratorial do material coletado. Em geral, o exame é simples e pode ser realizado em consultórios, em centros de diagnóstico por imagem ou, quando necessário o procedimento é realizado no centro cirúrgico.

Como é realizada a biópsia?

A biópsia pode ser realizada de diferentes formas. Dependendo do tipo de lesão, e da sua localização. Quando o exame é feito em vagina, vulva e colo de útero, por exemplo, a biópsia é guiada por colposcopia e vulvoscopia. 

Já quando é realizada em estômago e intestinos, é feita por endoscopia ou colonoscopia. São diferentes formas de procedimento para cada caso, por isso, o exame pode ser feito de várias formas, de acordo com o local a ser examinado ou o tipo de doença que se está investigando.

Quando devo fazer?

Para fazer uma biópsia, você deverá ter a solicitação de um médico. Somente esse profissional é capaz de avaliar a necessidade da realização do exame. A indicação é realizada quando o médico identifica por avaliação direta, ou por meio de exames de imagem ou pelos exames laboratoriais uma alteração que não teve o diagnóstico conclusivo. 

Desse modo, a melhor conduta é investigar essa lesão suspeita. A biópsia também pode ser solicitada em alguns casos de anemia,

de doença hepática, doença renal, doença auto-imune ou alguma alteração bioquímica que exige maior investigação.

Qual a preparação para o exame?

A biópsia pode ser feita de diferentes formas. Contudo, todas elas devem ser realizadas por um profissional especializado e treinado para o exame, em um local adequado para o procedimento. As orientações para o preparo também podem variar de acordo com o procedimento escolhido para a biópsia, como é o caso do ultrassom de próstata transretal com biópsia.

Para esse exame, é indicado um preparo profilático com o uso de antibiótico antes e após o exame, conforme orientado em receita médica. Além disso, a pressão arterial deve estar controlada para a realização do procedimento.

Para pacientes diabéticos, é importante usar metade da dose dos hipoglicemiantes orais ou insulina na noite anterior ao exame. Não é indicado utilizá-los na manhã do exame. Após a biópsia, os medicamentos podem ser tomados normalmente.

É importante salientar que pessoas com doenças crônicas, como as cardíacas, renais e hepáticas, ou que usem anticoagulantes, necessitam de preparos específicos e muitas vezes individualizados.

O exame de biópsia de próstata não pode ser realizado em pacientes com infecção urinária. Portanto, o paciente deve ter certeza de que os exames de urina estejam dentro dos padrões de normalidade. No dia do exame, as orientações são:

  • É obrigatória a chegada com 30 minutos de antecedência;
  • É obrigatória a apresentação do pedido médico (em meio físico) carimbado e assinado, documento de identificação com foto, CPF e carteirinha do convênio;
  • O paciente deve estar acompanhado de um responsável maior de idade, portando documento de identificação com foto (sem acompanhante o exame não será realizado);
  • É obrigatória a apresentação dos resultados dos exames de urina rotina e/ou urocultura (validade de 30 dias) e PSA (validade de 120 dias);
  • Tomar dois comprimidos de Ciprofloxacino 500 mg, 2 horas antes do exame;
  • Trazer exame de urina recente. Este exame tem validade de 30 dias;
  • Trazer exame de PSA recente (sangue). Este exame tem validade de 120 dias;
  • Trazer nome dos medicamentos em uso para avaliação do médico responsável pelo procedimento.

Para as demais regiões do corpo, o preparo para a realização da biópsia costuma envolver:

  • 12 horas de jejum (não é necessária a interrupção do uso de medicamentos de rotina, no entanto, devem ser ingeridos com pouca água);
  • Suspender o uso de anticoagulante oral antes da realização da biópsia (sempre com autorização do médico responsável pela prescrição do medicamento);
  • Chegar com 30 minutos de antecedência;
  • Apresentar do pedido médico (em meio físico) carimbado e assinado, documento de identificação com foto, CPF e carteirinha do convênio;
  • Estar acompanhado de um responsável maior de idade, portando documento de identificação com foto (sem acompanhante o exame não será realizado).

A biópsia é um exame muito importante para constatar ou descartar a presença de doenças graves. Por isso, deve ser realizado em um local adequado, com uma equipe especializada e treinada, garantindo a confiança dos resultados.

Gostou deste conteúdo? Então, veja também como funciona a ressonância magnética!