fbpx
CENTRAL de conteúdos CEDUS

O que é e como funciona o exame Estudo Urodinâmico?

O estudo urodinâmico, conhecido também como exame de urodinâmica da bexiga, é um método diagnóstico que auxilia o médico a entender o motivo da ocorrência de retenção ou de perda da urina em seus pacientes.

O exame permite uma leitura precisa do funcionamento da bexiga por meio de gráficos, avaliando dinâmicas relacionadas ao acúmulo, contenção e a eliminação de urina.

Quer saber mais sobre o estudo urodinâmico? Então, continue a leitura!

O que é um estudo urodinâmico?

O estudo urodinâmico é um exame capaz de avaliar a capacidade de armazenamento e esvaziamento de urina pela bexiga.

A sensibilidade do órgão, qual o nível máximo de enchimento, a elasticidade das paredes e até mesmo a capacidade e a eficiência das contrações da bexiga são estudadas.

Qual é o objetivo do exame?

O estudo urodinâmico é utilizado para o diagnóstico de problemas relacionados ao funcionamento anormal da bexiga durante as fases de armazenamento e de eliminação da urina.

O médico solicita o estudo urodinâmico como uma avaliação complementar, objetivando um diagnóstico preciso das anormalidades de seu paciente.

Dentre os problemas mais frequentes que o estudo urodinâmico é indicado estão a incontinência urinária e a retenção urinária, alterações que necessitam de uma investigação detalhada para que seja encontrada a forma de tratamento mais indicada.

Quais os cuidados devo ter antes de realizar o exame?

Para fazer o estudo urodinâmico alguns cuidados são necessários. Caso tenha feito exames de urina de rotina e urocultura, é preciso levá-los no dia do estudo. Os resultados desses exames devem ser avaliados pelo seu médico antes da data do exame de estudo urodinâmico, afinal, pacientes com infecção urinária não podem fazer o procedimento. Desse modo, é fundamental que os exames estejam dentro dos padrões de normalidade. Além disso, outros cuidados que devem ser realizados, são:

  • Manter pelos pubianos raspados ou cortados bem curtos;
  • Beber de 3 a 4 copos com água 1 hora antes do exame e tentar não urinar antes do procedimento, já que o exame é realizado com bexiga cheia;
  • Pacientes que em uso de sonda devem fechá-la 1 hora antes da execução do exame;
  • Não é necessário jejum para a realização do exame;
  • Em mulheres, o exame não pode ser realizado se a paciente estiver no período menstrual;
  • Pessoas com dificuldade de locomoção devem informar sua limitação ao agendar seu exame para o melhor planejamento do seu atendimento;
  • Disponibilizar ao menos 2 horas para permanecer na clínica, visto que o estudo urodinâmico dura em média 30 minutos, porém, devido suas várias etapas este tempo pode aumentar;
  • Os medicamentos de uso contínuo devem ser mantidos em suas dosagens e horários habituais;
  • Chegar com 30 minutos de antecedência;
  • Apresentar do pedido médico (em meio físico) carimbado e assinado, documento de identificação com foto, CPF e carteirinha do convênio;
  • Apresentar os exames de urina rotina e urocultura dentro da validade de 30 dias;
  • Pacientes com deficiência ou limitação motora devem estar acompanhados.

Como o exame é feito?

Inicialmente, com a bexiga cheia, o paciente é orientado a urinar em um coletor urinário para avaliar o padrão de fluxo.

Em seguida, duas delicadas sondas estéreis são introduzidas, uma pelo canal da urina e a outra pelo ânus ou na vagina. Estas sondas estão conectadas a sensores de pressão que representarão em formas de gráficos o funcionamento da bexiga. Nessa fase ocorre o enchimento da bexiga com soro fisiológico e alguns testes são realizados, como por exemplo, manobras de esforço para simular perdas urinárias.

Por último, o paciente deverá urinar ainda com as sondas introduzidas nas cavidades.

Apesar de ser desconfortável, a introdução da sonda não gera dor na maioria dos pacientes e é bem tolerada.

Existe contraindicação?

O estudo urodinâmico pode ser feito por pessoas em qualquer idade, desde que o indivíduo tenha entendimento do que acontece durante o exame e seja capaz de realizar as solicitações médicas durante o procedimento.

No entanto, o exame é contraindicado em pessoas com infecção urinária. Além disso, para mulheres que estão em período menstrual, principalmente para os dias de maior fluxo.

Apesar de seu nome diferente, o estudo urodinâmico nada mais é do que uma ferramenta diagnóstica capaz de analisar detalhadamente as fases de armazenamento e esvaziamento de urina pela bexiga.

Gostou destas informações? Então, conheça também como funciona o exame de tomografia!