A notícia da necessidade de uma biópsia nem sempre é recebida bem. Afinal, ela vem com muitas dúvidas em relação a um diagnóstico e exames que podem causar insegurança. O receio do desconhecido é um dos motivos que assustam ao ouvir a palavra biópsia.
Por isso, desenvolvemos o artigo de hoje como forma de desvendar este exame, mostrando tudo o que você deve saber antes de fazer uma biópsia. Dessa forma, é possível manter a tranquilidade e entender que o exame é fundamental para iniciar um tratamento adequado para muitas doenças!
O que é o exame?
A biópsia é um exame invasivo, utilizado para avaliar a saúde e integridade de órgãos, como pulmão, músculos, próstata, fígado, tecido, entre outros. Esse procedimento é realizado por meio da retirada de células ou fragmentos, chamada biópsia incisional, ou mesmo de uma lesão ou órgão, nesse caso, lesão excisional.
O objetivo do exame é observar qualquer alteração, ajudando a identificar células cancerígenas ou outros problemas de saúde. Quando um médico solicita a biópsia, ele busca o exame como forma de contribuir para um diagnóstico ou exclusão de doenças em casos de suspeitas que não puderam ser vistas em outros exames.
A biópsia envolve algum risco?
Devido ao avanço da tecnologia, a biópsia se tornou um exame cada vez menos invasivo, com técnicas precisas e a necessidade de retirada de pequenas quantidades de material para análise.
Contudo, como qualquer outro procedimento médico, o exame envolve riscos que devem ser informados pelo médico. O paciente deve ter a liberdade para sanar suas dúvidas em relação à biópsia com segurança.
Afinal, com as informações corretas, o paciente pode diminuir sua insegurança. Por isso, escolher um centro de diagnóstico por imagem que seja qualificado e tenha profissionais especializados, é fundamental na hora de fazer o exame.
Quais os cuidados devo ter antes de realizar o exame?
A biópsia envolve a retirada de tecido ou órgão em diferentes partes do corpo, enviando-os para um laboratório de análise onde serão avaliados. Considerando que esse exame pode ser realizado de diferentes formas, e em variadas áreas do corpo, os cuidados antes de sua realização também se alteram. O ultrassom de próstata transretal com biópsia, por exemplo, é um exame que exige preparo alguns dias antes.
O paciente deve comprar 7 comprimidos de Ciprofloxacino 500 mg, que podem ser solicitados antecipadamente com o médico ou no centro de diagnóstico por imagem. Além disso, a pressão arterial deve estar controlada para realizar o procedimento.
Em pacientes diabéticos, é importante usar metade da dose dos hipoglicemiantes orais ou insulina na noite anterior ao exame. Não é indicado utilizá-los na manhã do exame. Após a biópsia, os medicamentos podem ser tomados normalmente.
O exame de biópsia de próstata não pode ser realizado em pacientes com infecção urinária. Portanto, o paciente deve ter certeza de que os exames de urina estejam dentro dos padrões de normalidade. No dia do exame, as orientações são:
- É obrigatória a chegada com 30 minutos de antecedência;
- É obrigatória a apresentação do pedido médico (em meio físico) carimbado e assinado, documento de identificação com foto, CPF e carteirinha do convênio;
- O paciente deve estar acompanhado de um responsável maior de idade, portando documento de identificação com foto (sem acompanhante o exame não será realizado);
- É obrigatória a apresentação dos resultados dos exames de urina rotina e/ou urocultura (validade de 30 dias) e PSA (validade de 120 dias);
- Tomar dois comprimidos de Ciprofloxacino 500 mg, 2 horas antes do exame;
- Trazer exame de urina recente. Este exame tem validade de 30 dias;
- Trazer exame de PSA recente (sangue). Este exame tem validade de 120 dias;
- Trazer nome dos medicamentos em uso para avaliação do médico responsável pelo procedimento.
Para as demais regiões do corpo, o preparo para a realização da biópsia costuma envolver:
- 12 horas de jejum (não é necessária a interrupção do uso de medicamentos de rotina, no entanto, devem ser ingeridos com pouca água);
- Chegar com 30 minutos de antecedência;
- Apresentar do pedido médico (em meio físico) carimbado e assinado, documento de identificação com foto, CPF e carteirinha do convênio;
- Estar acompanhado de um responsável maior de idade, portando documento de identificação com foto (sem acompanhante o exame não será realizado).
Existe contra-indicação?
A biópsia apresenta algumas contra-indicações, de modo a evitar complicações e agravamento do quadro do paciente. Por isso, o procedimento não é indicado para pessoas que tenham:
- anemia;
- peritonite;
- ascite volumosa;
- obstruções biliares graves;
- derrame pleural.
A informação é uma grande aliada para acabar com as dúvidas, incertezas e inseguranças a respeito de diversos exames como a biópsia. Portanto, fique atento para a escolha do local onde você pretende realizar seu exame. Prefira centros especializados, que contam com equipe qualificada e atendimento humanizado.
Que tal dividir com seus amigos e familiares o que você aprendeu sobre a biópsia? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude a informar cada vez mais pessoas!