O exame de ecocardiograma é um dos principais recursos da cardiologia, pois permite ao profissional avaliar o funcionamento do sistema cardiovascular e investigar a presença de possíveis doenças.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, somente neste ano, mais de 120 mil pessoas morreram por doenças cardiovasculares no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que 300 mil pessoas por ano sofrem Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), com uma estimativa que este número aumente em até 250% até 2040.
Por esse motivo, exames como o Ecocardiograma são fundamentais para ajudar a manter a saúde cardiovascular em dia, evitando agravamento de doenças cardíacas e possibilitando um diagnóstico e tratamento precoces. A seguir, confira as orientações para realizar este exame!
O que é o Ecocardiograma?
O Ecocardiograma é um exame realizado por meio do aparelho de ultrassom, dispositivo capaz de captar ondas sonoras emitidas pelo coração e transformá-las em imagem para que o médico possa avaliá-las.
Por meio dessas imagens é possível que o especialista faça o diagnóstico de doenças e malformações cardiovasculares, avaliando também a anatomia e fisiologia do órgão. Para captar as ondas sonoras, é utilizado um transdutor.
Esta ferramenta consegue obter o eco das estruturas do coração. Dessa forma, oferece imagens de estruturas importantes, como das valvas cardíacas, do músculo cardíaco (miocárdio) e até mesmo o mapeamento do fluxo sanguíneo dentro do coração com auxílio do Doppler. Assim, o profissional pode avaliar a direção e velocidade do sangue dentro das cavidades do coração.
Como é feito o exame do Ecocardiograma?
Realizado por meio do ultrassom para transformar sons em imagens, o ecocardiograma exige que o paciente tenha alguns cuidados para ser feito de forma adequada. Durante o procedimento, o paciente deve retirar joias e roupas que cubram a região acima da cintura.
Um avental é oferecido para dar mais conforto ao paciente e permitir a exposição necessária da região peitoral para o exame. Desse modo, o paciente é posicionado de lado e de costas para médico, ou de barriga para cima em uma cama ao lado do aparelho de ultrassom.
O médico então, utilizará gel no transdutor, ferramenta utilizada para a obtenção das imagens, para que esta peça do aparelho possa deslizar sobre a pele do paciente delicadamente. O gel é necessário para visualização do coração e, por ser fabricado a base de água, não causa alergias.
A movimentação do transdutor no peito do paciente pode exigir pequenas pressões, facilitando a visualização das imagens pelo médico. Contudo, o exame em geral não causa dor ou desconforto, além de ser totalmente seguro. Na maioria dos casos, esse exame tem uma duração de aproximadamente 20 minutos.
Quais são os pré-requisitos e preparo para o exame?
O Ecocardiograma é um exame que não exige muitos pré-requisitos. O paciente deve somente dirigir-se até à unidade de exames no horário agendado com sua documentação e pedido de exame. As roupas, joias e objetos serão guardados em segurança durante o exame.
O preparo do Ecocardiograma não exige nada especial, como o jejum, por exemplo. Apenas, a retirada de joias e a troca de roupa por uma camisola cirúrgica, melhorando o conforto do paciente durante o exame.
Existe contra-indicação para realizar o Ecocardiograma?
O Ecocardiograma é um exame simples, não invasivo, e que não faz uso de radiação. Por isso, não há qualquer contra-indicação absoluta para a sua realização, podendo ser feito até mesmo em gestantes, crianças e idosos. E não afeta em nada o funcionamento de marcapasso.
Onde realizar o Ecocardiograma em Belo Horizonte?
O exame deve ser realizado em um centro especializado em diagnóstico por imagem, como o Cedus. Qualificado e reconhecido na área com o ISO 9001:2015, certificado de excelência, o centro conta com uma equipe multiprofissional especializada, capaz de garantir a segurança e acolhimento do paciente durante os procedimentos realizados.
Atualmente, o Cedus conta com 6 unidades em Belo Horizonte e região metropolitana, todas com avançados equipamentos tecnológicos para que os exames sejam feitos com total qualidade. Veja quais delas é o local mais adequado para você:
- Unidade Barreiro – Av. Sinfrônio Brochado, 682 – Barreiro, Belo Horizonte;
- Unidade Barro Preto – Av. Barbacena, 836 – Barro Preto, Belo Horizonte;
- Unidade Betim – Av. Gov. Valadares, 531 – Centro, Betim;
- Unidade Eldorado – R. Buganville, 751 (paralela Av. João César de Oliveira) – Eldorado, Contagem;
- Unidade Hospitalar – R. Maranhão, 152 – Santa Efigênia, Belo Horizonte;
- Unidade Venda Nova – R. Padre Pedro Pinto, 457 – Venda Nova, Belo Horizonte.
No post de hoje, vimos como o Ecocardiograma é realizado, os pré-requisitos e preparo para o exame. E vimos também onde você pode realizá-lo com uma equipe qualificada e experiente, garantindo resultados fiéis.
Gostou destas informações? Então, veja também o papel da ultrassonografia no pré-natal!