Caminhada: saúde para as pernas

A vida sedentária aliada à alimentação irregular e desequilibrada, mais estresse, fumo, entre outros hábitos nada saudáveis, tem contribuído para o surgimento de inúmeras doenças, entre elas, as varizes (veias que sofreram alguma lesão nas válvulas existentes em seu interior, tornando-se dilatadas.

Mesmo para quem tem tendência familiar, é importante prevenir para evitar que o problema apareça precocemente ou que o tratamento seja apenas cirúrgico.

Uma maneira de evitar o surgimento das varizes é a caminhada, que ajuda a prevenir os problemas circulatórios. O hábito de caminhar diariamente é suficiente para manter as veias em bom funcionamento. Além disso, as pernas ganham mais tônus muscular e ficam mais bonitas.

Mas para que as caminhadas sejam saudáveis e tranquilas, é preciso seguir algumas dicas:

 

– Use protetor solar e chapéu. Também é interessante o uso de hidratante depois de caminhadas com exposição ao sol. Lembrando que, os horários mais recomendados para a prática de atividades físicas são de manhã e no final da tarde;

– Leve uma garrafinha de água ao sair para caminhar. Beba pequenos goles a cada parada, mesmo não sentindo sede. Evite bebidas muito geladas, pois a diferença de temperatura entre o organismo e o líquido pode ocasionar problemas de saúde, como resfriados e dor de garganta;

– Evite levar lanches muito salgados e ‘pesados’. Prefira frutas, castanhas, cereais, biscoitos, etc;

– Leve uma toalhinha para secar o suor do rosto. Parece não ter muita importância, mas alivia o calor.

– A uma última dica: a caminhada ainda pode ficar muito mais agradável e divertida se for acompanhada de uma boa música. Quem gosta, vale a pena levar um aparelhinho portátil de som. A caminhada ganha ritmo e, você, mais saúde!

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